Eu digo "Planeta Terra" ; pois, entre os Anjos, Sta Aparência não é conhecida. Os Anjos são criaturas espirituais para as quais as aparências não são enganadoras. Hoje, Jesus, o Senhor dos Espíritos, quer abrir os nossos olhos, como S.Paulo o fará a seguir. Pois, este evangelho não diz respeito só aos escribas e publicanos do povo israelita, mas também aos da Igreja. S.Paulo falava deles ao dizer : "Aqueles homens são apóstolos falsos, operários enganadores, disfarçados em apóstolos de Cristo. Nada de surpreendente nisso : o próprio Satanás disfarça-se em anjo de luz. Nada de surpreendente portanto se os servos dele se disfarçam em servidores da justiça. Mas o fim deles há-de ser conforme às suas obras" (2 Cor 11,13-15). Mas ainda não é o fim. O fim virá bevemente, mas ainda não está. O evangelho deste dia diz-nos respeito tanto mais que nos aproximamos do fim : o Espírito diz claramente que, nos últimos tempos alguns abandonarão a fé para seguir espíritos enganadores, ensinamentos de demónios (1 Tim 4,1). Isso basta para lembrar a actualidade do evangelho .
Enquanto estava eu a meditar nisso no princípio da semana passada, chegou a notícia da morte do padre Marie-Dominique PHILIPPE. O Padre "Marie-Do", como se dizia familiarmente, é um dos professores que mais me marcaram durante a minha vida de estudante (e depois). Era professor de filosofia na Universidade de Friburgo (Suiça), mas conheci-o em Paris, onde vinha todos os meses para nos explicar a " Primeira pars " (= " 1a Parte ") da Soma Teológica de S.Tomas de Aquino. Nos anos seguintes, em Friburgo, onde estudei a teologia, gostava de fazer "horas suplementares" para seguir os seus cursos de metafísica na Faculdade de Filosofia. Frequentei também vários retiros pregados por ele sobre S. João, nomeadamente sobre o Apocalipse. É o fundador da "Comunidade São João", dividida em três "ramos" : os irmãos as irmãs contemplativas as irmãs apostólicas. No total : 531 irmãos , entre os quais 221 sacerdotes (40% estão em formação) e 550 irmãs. A idade média dos irmãos é de 37 anos. : não está mal, não é ? neste tempo de crise das vocações ?
Porquê falar nisso ? Pois bem, porque, ao longo da sua vida de buscador da Verdade, o Pe Philippe não deixou de fazer todo o possível, como que um verdadeiro apóstolo, para lutar contra as ideologias falsas e para promover uma inteligência autêntica da pessoa humana e da fé. Um dos seus últimos livros, "Retour à la Source" (Fayard,2005), apresenta a sua reflexão filosófica sobre o assunto. Já na " Carta a um amigo " (Editions Universitaires, 1992, edição nova), ele convidava cada um a fazer-se a si próprio esta pergunta : Quem sou, enquanto pessoa humana ?. Além das ideologias, para recuperar o realismo duma autêntica procura da verdade, ajudava-nos a re-descobrir, a partir das nossas experiências, o que dá sentido à nossa vida. Sem dúvida essa é a grande pobreza da maioria dos homens do Ocidente, hoje em dia : a falta de sentido.
Pois bem ! O evangelho de hoje convida-nos a todos para regressarmos à fonte, além das aparências. Jesus não usa das palavras "corpo" ou "alma", mas sim das palavras "lábios", mãos "e " coração ". Quer emendar aqueles que honram a Deus com os lábios, enquanto que o seu coração fica longe dEle, aqueles que se lavam cuidadosamente as mãos, enquanto que, do seu coração saem pensamentos perversos. O Uso das palavras "corpo" e "alma" pela Igreja moderna, hoje em dia, é muiito criticada. Dizem que não seria bíblica (a palavra "Trindade" também não é !), mas uma contaminação da fé pela filosofia grega. Ora,, "a noção de alma, tal como foi utilizada na liturgia e na teologia até a Vaticano II não tem mais relação com a Antiquidade do que a de Ressurreição". Quem fala assim é o Cardeal Ratzinger, que prossegue assim : "É uma noção estritamente cristã ; portanto, não pode ter sido formulada a não ser a partir da fé cristã : pois, ela manifesta, em antropologia, a conceição daquela fé sobre Deus, sobre o mundo e e sobre o homem". De acordo ! Por isso é que o Concílio Vaticano II persiste e assina : "Corpo e alma, mas realmente um só, o homem, na sua condição corporal, reune em si mesmo os elementos do mundo material, os quais encontram assim nele o seu cume e podem livremente louvar o seu Criador. Portanto, é proibido ao homem desdenhar a vida corporal. Pelo contrário, tem de estimar e respeitar o seu corpo, criado por Deus e prometido à ressurreição no último dia" "("GS 14,1). E o Catecismo de 1992 (n.365.368), precisa ao mesmo tempo que "o espírito e a matéria, no homem, não são duas naturas unidas" mas que "a sua união forma uma natura única", e acrescenta : "A tradição espiritual da Igreja insiste também no coração, no sentido bíblico de " fundo do ser humano (Jr 31,33) onde a pessoa opta ou não por Deus "
Quem somos nós ? O que é uma pessoa humana ? É uma criatura que se encontra no ponto onde se reunem todas as criaturas. Os anjos são puros espíritos. Os animais, os vegetais e os minerais não têm alma espiritual. O ser humano só é quem une o mundo espiritual e o mundo material. É, por assim dizer, um " microcosmo ", um resumo de toda a criação. Aqui está a sua grandeza. Mas é muito difícil ele estar à altura do seu ser !.
O Concílio, no trecho já citado advertia para se defender contra um espiritualismo exagerado e também contra um desprezo do corpo. Isso encontra-se a todos os níveis da vida humana, até à realidade religiosa, e não só ao nível biológico. O Cardeal Ratzinger escrevia : " Para nós, homems de hoje, o escândalo fundamental do cristianismo reside primeiro na exterioridade cuja vida religiosa aparece atacada. Para nós é um escândalo que Deus deva ser comunicado por meio dum sistema exterior : a Igreja, os sacramentos, o dogma, a simples pregação "
No evangelho de hoje, é mais a tendência contrária que se encontra censurada. Mas sempre é o desvio da mesma verdade, a verdade que é a unidade do corpo e da alma.. Podem separar a alma e o corpo, seja menosprezando o corpo pela exaltação, seja menosprezando a alma por amor exagerado do corpo. Aquele cujo corpo não exprime com fidelidade os movimentos da alma, cuja alma não fica mergulhada na luz da graça, aquele é " hipócrita " e " impuro ". Não se trata aqui só daqueles que cometem " o pecado de carne ", como somos ainda demesiadamente tentados de pensar, por causa do puritanismo, do jansenismo ! Jesus diz que o homem se torna impuro pelos adultérios e pela libertinagem, está certo, mas também pelo mau comportamento, roubos, assassínios cobiça, maldades, fraudes inveja, difamação, orgulho e excessos.
O Catecismo (n.2518), comparando este ensinamento de Jesus com a Bem-aventurança dos " corações puros ", comenta : "Os corações puros apontam aqueles que uniram a inteligência e a vontade às exigências da vontade de Deus, nomeadamente em TRÊS domínios : a caridade, a castidade ou rectidão sexual, o amor da verdade e a ortodoxia da fé. Há uma relação entre a pureza de coração, do corpo e da fé". Segue uma citação admirável de Sto Agostinho, que mostra bem a natureza daquela relação : os fiéis têm de acreditar nos artigos do Símbolo, "afim de que crendo, obedeçam a Deus ; obedecendo, vivam bem ; vivendo bem, purifiquem o seu coração, e purificando o coração, percebam o que crêem".
Na Imitação de Jesus Cristo podemos ler também : "Duas asas levantam o homem por cima das coisas terrenas : a simplicidade e a pureza. A simplicidade deve estar na intenção, a pureza na afeição. A simplicidade orienta para Deus ; a pureza encontra-O e ama-O Se o teu coração fosse simples e puro, verias e perceberias tudo sem dificuldade. Um coração puro penetra o Céu e a terra. Como está a gente, assim julga."
"Sim, amanhã, veremos a Deus face a face, mas desde agora o coração puro vê à maneira de Deus. Julga tudo à luz de Deus. Tão simples é a vida quand nela se vive de Deu. " (Jean-Louis Bruguès)
Ja falei nos anjos. No Apocalipse (18,12), João vê um anjo a descer do céu. Tinha recebido uma autoridade tão grande que a terra foi iluminada pela sua glória. E gritou duma voz poderosa : "Caiu, caiu, Babilónia a grande ! Eis que se tornou uma cova de demónios, uma cova de todas as aves impuras, uma cova de todas as feras impuras e repugnantes !"
Agora cabe-nos de escolher Deus ou o demónio, entre Santa "Aparência" ou Santa Maria. Pelo baptismo somos todos chamados à evangelização. Que Aquela que é invocada como Estrela da Evangelização, a Virgem ao coração puro, nos ajude a nos purificar também e a nos converter de falsos para verdadeiros apóstolos!